Isolamento térmico: como manter sua casa aquecida

Xales, lareiras e tapetes ajudam, mas existem formas mais eficazes de deixar o frio lá fora. Se a sua casa já está construída, há algumas alterações que podem ser feitas – das mais práticas às que exigem uma reforma rápida.

1. Escolha bem os revestimentos

“Uma casa com pouca ou nenhuma insolação será sempre um lugar mais frio, mas uma casa mais térmica no inverno será também mais confortável no verão. Os revestimentos cerâmicos ou de porcelanato são mais frios por natureza, então é melhor escolher madeira, vinílico ou carpete”, conta o arquiteto Décio Navarro. Vale lembrar que a madeira é um isolante térmico natural, mas, se uma troca não for possível no momento, cobrir o piso comtapetes é uma alternativa mais em conta.

2. Dê uma atenção especial às paredes

“Se o problema estiver nas paredes, por serem muito finas ou se estiverem sem as camadas de revestimento necessárias, o investimento pode subir muito. Se não for possível aplicar uma textura por fora, no modo mais econômico, um papel de parede mais grosso ou um tecido podem ajudar”, aconselha a profissional Vitoria Gomes. Para a consultoria Arquiteto em Casa, usar tons escuros e quentes, como marrons e vermelhos, instalar painéis de madeira nas paredes, e preferir cortinas com tecidos mais escuros e mais encorpados – como a sarja, o shantung e o linho – faz a diferença. “Para portas e janelas, uma sugestão são as esquadrias em PVC, que possuem bom isolamento térmico, reduzindo a troca de calor e frio entre a área externa e interna”, completam.

3. Vidros e esquadrias podem isolar a temperatura

Se o frio é constante na sua casa, as janelas podem ser um dos grandes problemas. “Se uma casa tem pouca ventilação, o ar frio ou o ar quente não circulam, então uma troca por janelas com vãos maiores pode ajudar nos dois casos. Eliminar as frestas de portas e janelas e colocar tapetes e cortinas pode ajudar a aquecer os ambientes”, diz Décio. Se optar por renovar os vidros, prefira os duplos (como orientamos acima), com esquadrias também duplas se possível. “Os vidros acústicos, embora não tenham essa finalidade a priori, também contribuem para minimizar a entrada do ar frio, especialmente se forem duplos com um espaço entre eles”, explica Vitoria. Outra opção, para que o calor do ambiente não se disperse, é usar vidros de baixa emissividade ou low-e, que “recebem uma camada fina de metal que dificulta a passagem de temperatura de um ambiente para o outro”, recomenda a consultoria Arquiteto em Casa.

4. Invista em tecidos que aquecem

A decoração também tem um papel essencial no conforto da casa: “em dias frios, quando não se quer enfrentar uma reforma, o morador pode usar xales, mantas e almofadas na decoração. Inclusive, nos estofados, opte por tecidos que aqueçam, como veludo, camurça e suede”, conta a consultoria.

Produtos