Imóveis Antigos Preservação e Manutenção

Imóveis antigos podem ganhar valorização com a troca das instalações elétricas e hidráulicas

Para que sua casa fique agradável, e o seu imóvel, valorizado, é necessário mais que organização e limpeza. É fundamental se programar para fazer a manutenção dos itens que, com o uso frequente, inevitavelmente se desgastam com tempo. Como uma dobradiça de armário que pode se soltar, um cano entupido, uma torneira que fica pingando, e por aí vai.

Algo quebrou ou não está funcionando direito na sua casa? Se for preciso, procure ajuda, mas arrume o quanto antes. Quando você tem apenas um item para consertar é muito mais simples e, claro, mais barato. Não deixe que esses reparos se acumulem, pois isso, além de aumentar muito o valor da conta, deixa você cada vez mais desanimado.

Veja algumas dicas que preparamos para ajudá-lo:

- Elétrica: as reformas devem considerar um aumento significativo de pontos de elétrica, rede e cabeamento, para atender a demanda atual de eletrônicos, incomum em imóveis mais antigos. O quadro elétrico deve ser avaliado para evitar futuras sobrecargas.

- Hidráulica: para atualizar imóveis, o ideal é que se troque a tubulação toda – até a prumada geral, em caso de edifícios – evitando que um problema futuro, como entupimentos e vazamentos, danifiquem os revestimentos recém-trocados.

- Luminotécnica: trocar as lâmpadas incandescentes por eletrônicas ou leds para aumentar a relação custo-benefício da reforma. Como o investimento inicial tende a ser maior, muitas vezes, peca-se em não prever a economia futura e que, na ponta do lápis, é muito significativa

- Pintura: deve-se lixar, passar massa e limpar muito bem antes da execução da pintura propriamente dita.

- Impermeabilização: ao retirar pisos para a remodelação de banheiros e cozinhas acontece da impermeabilização ser danificada – ou já estar danificada pelo tempo. Ela deve ser refeita ou testada, antes da colocação de novos pisos.

- Estrutura: derrubar paredes não é tão simples como parece. A alvenaria de imóveis mais antigos sustenta o telhado ou a laje. Para que isso seja evitado, utilize a planta da casa, um profissional habilitado e observação in loco para a liberação da alvenaria, visando o não comprometimento das estruturas.

- Telhados: no caso de casas, fazer avaliação de telhados e calhas para evitar que um pequeno vazamento estrague todo o gesso, por exemplo.

Produtos