Maneiras de contornar problemas na cozinha

Atualmente a cozinha deixou a classificação de ambiente de serviço, para tornar-se um ambiente social. Deixou de ser usada apenas por funcionário e hoje é muito mais usada no dia a dia pelos moradores, sendo até o lugar onde reuniões acontecem. Deste modo, alguns problemas que poderiam passar despercebidos acabam tendo maior importância. Listamos abaixo alguns deles, bem como ideias para resolvê-los.

Falta de iluminação

Por ser uma área de trabalho, a cozinha tem a necessidade de ser um ambiente bem iluminado e com uma iluminação técnica. Ou seja, a iluminação não precisa ser decorativa, mas muito funcional. O que vemos em muitas cozinhas é uma iluminação com distribuição geral, mas com a bancada e área de trabalho para corte e preparo com sombras. Escolher luminárias para colocar sob os móveis aéreos ou mesmo fitas de led neste caso são soluções simples e muito eficazes.

Altura dos equipamentos inadequada

Com o uso mais constante do espaço, ter os equipamentos em alturas e posições adequadas é importantíssimo. E este é um problema recorrente nas cozinhas, principalmente com o micro-ondas. Parece um equipamento inofensivo, mas se colocado em altura muito elevada, pode tornar-se muito perigoso. É importante observar que o micro-ondas deve estar instalado a uma altura onde o usuário (e isto varia de pessoa para pessoa) consiga olhar o alimento no máximo na altura dos olhos.

Escolher mal a altura dos móveis

Outro problema recorrente é em cozinhas que tem móveis com alturas padronizadas, sem levar em consideração o usuário. Para cada pessoa a altura do mobiliário deve ser individualmente pensada – claro que há um padrão, mas as pequenas variações dentro deste padrão são muito significativas. A altura da bancada deve ser confortável, bem como a altura que os móveis aéreos estarão instalados.

Distribuição dos móveis – layout

Uma cozinha precisa antes de tudo ser pratica. E um dos problemas que acontecem neste ambiente é uma distribuição não pensada para o uso no dia a dia. A máquina de lavar louças deve estar perto da pia, assim como a lixeira. Na bancada, entre o fogão e a pia, o ideal é que tenha uma área de trabalho para preparo. A geladeira não deve ficar logo ao lado do fogão para não prejudicar o seu uso.

Falta de espaço para os eletrodomésticos

Conforme a dinâmica de cada usuário da cozinha, os eletrodomésticos podem ser mais ou menos usados. E é muito ruim ter um item que é muito usado armazenado em um local de difícil acesso. Se os eletros são usados frequentemente, o ideal é que eles estejam a vista e fáceis de serem utilizados. O ideal então é novamente, pensar antes e planejar bem todas as distribuições!

Não pensar antecipadamente na disposição de tomadas

Eletrodomésticos nos devidos locais, mas falta a tomada para usá-los! Parece que não, mas este problema acontece muito. É muito importante pensar nos pontos de tomadas junto com a distribuição dos móveis e equipamentos, bem como nas suas voltagens e amperagens. Alguns equipamentos como o micro-ondas precisam de um circuito elétrico próprio e individual.

Produtos