A cerâmica é um dos materiais mais demandados na hora de revestir ambientes. Além de cumprir com sua função principal, que é revestir e proteger as estruturas, ele também desempenha um grande poder decorativo. Hoje em dia podemos encontrar revestimentos cerâmicos com ótima qualidade e uma grande variedade de cores, formatos, estampas e preços. O segredo para não errar é garantir a utilização de produtos de boa qualidade, tanto o revestimento quanto o material de assentamento, e também mão de obra experiente. Hoje falaremos das principais características deste revestimento assim como de suas vantagens e desvantagens.
Onde utilizá-lo?
A principal função dos revestimentos cerâmicos é criar uma camada protetora para as estruturas dos imóveis, principalmente nas áreas úmidas como banheiros, cozinhas, quintais, lavanderias e etc.. Hoje em dia seu uso vai além é existem modelos que, tanto pelo visual quanto pelas propriedades, são aptos para toda a casa. Sendo assim, além dos ambientes que mencionamos antes, ele também é apto para pisos e paredes (escolhendo o motivo adequado como uma imitação de madeira por exemplo) de salas de tv, de jantar, dormitórios, fachadas e muros.
Como escolher o revestimento?
Podemos encontrar uma grande variedade de acabamentos de revestimentos cerâmicos como esmaltados, lisos, foscos, 3D, que imitam o acabamento da pedra, madeira cimento e etc.. Algumas dicas interessantes são:
- Escolha a cerâmica certa para o piso e parede: a resistência de uma é maior que da outra.
- Veja o produto pessoalmente antes de comprar: evite comprar por catálogos ou páginas web.
- Textura do material: as cerâmicas com relevos ou superfície mais rugosa podem reter mais sujeira e necessitar uma limpeza mais profunda e mais frequente.
- Leve em consideração o espaço que será revestido: ambientes como banheiros cozinhas e quintais pedem um material antiderrapante.
- Analise o trafego de cada ambiente: alguns locais pedem revestimentos mais resistentes do que outros, como a garagem ou quintal.
- Conheça o fabricante: busque referencias e confira o resultado do produto já aplicado.
- Na hora da compra: não se esqueça de calcular a quantidade reservando de 10 a 15% para perdas e garanta que todas as caixas sejam do mesmo lote para evitar diferenças na tonalidade.
Quais os principais cuidados?
Os pisos cerâmicos não requerem cuidados excepcionais. Sua limpeza é simples é basta utilizar a mistura de água com detergente neutro e um pano úmido. Para uma limpeza mais profunda você pode utilizar algum produto mais forte encontrado em supermercado e específico para a limpeza de cerâmicas. É importante também tomar cuidado com impactos já que, apesar de resistentes, a cerâmica pode quebrar se sofrer golpes muito fortes ou de objetos pesados.
Vantagens
- Preço: Costuma ser um revestimento mais em conta quando comparado a outros, e mesmo se for mais caro sua durabilidade torna o investimento mais viável.
- Durabilidade: Comparado a outros tipos de piso a cerâmica é o material mais durável. Instalado da maneira correta pode durar 20 anos ou mais.
- Higiênico: É resistente a bactérias, sendo uma ótima opção para quem é alérgico ou tem problemas respiratórios.
- Manutenção: Rápida e prática. Como comentamos, basta uma vassoura, um pano úmido e detergente neutro.
- Oferece várias possibilidades: Podemos encontrar este material em diversas cores, texturas, tamanhos, formatos e estampas. Essa variedade oferece uma infinidade de combinações dentro de uma decoração.
- Isolamento: Ideal para manter o clima mais fresco e confortável em regiões mais quentes.
- Instalação: Não envolve grandes procedimentos para a instalação, que é feita de maneira relativamente rápida e prática.
- Mão de obra: Não é difícil encontrar bons trabalhadores que realizem a instalação do piso cerâmico da maneira adequada.
Desvantagens
- Dureza: É um piso rígido, duro e não aporta conforto ao pisar ao contrário do que acontece com outros tipos de pisos como a madeira e o carpete por exemplo.
- Isolamento: É ideal para climas quentes, mas em regiões mais frias pode ajudar a aumentar o desconforto tornando o espaço ainda mais frio.
- Delicadeza: Na hora da instalação é preciso ter muito cuidado já que durante o manuseio ele pode ser muito suscetível a quebras.