Se você acabou de receber as chaves de seu apartamento novo, comprou um antigo que necessita ser renovado ou quer mudar o visual desgastado do apartamento em que vive este artigo é para você. Muitas vezes a palavra reforma pode causar terror em algumas pessoas, mas nem sempre precisa ser assim. O segredo está no planejamento e na preparação adequada para enfrentar o período da reforma. Hoje trazemos algumas dicas para você que quer reformar seu apartamento.
1 – O Planejamento inicial
Antes de mais nada é necessário planejar sua reforma do início ao fim. Definir a data de início, estimar uma data para a finalização e também todas as etapas do processo que acontecerão neste período. Nesta fase devemos incluir a busca de profissionais, compra de materiais e também organizar a vida da família durante a reforma. Ou seja, se será necessário sair do apartamento ou se irão conviver em apenas alguns cômodos da casa enquanto a reforma acontece.
2 – Profissionais
Para garantir que toda a reforma saia dentro do esperado e evitar um gasto excessivo de dinheiro é imprescindível contar com profissionais qualificados. Contrate um bom arquiteto que seja capaz de materializar seus desejos de reforma, busque referências sobre os profissionais que está contratando e certifique-se de assinar contratos onde constem todos os detalhes, datas e valores de sua obra.
3 – Orçamento
Depois de definir junto com o seu profissional escolhido todos os detalhes, serviços, materiais e ferramentas que serão necessárias para sua obra chega a hora de elaborar o orçamento. Coloque tudo isso no papel e faça uma pesquisa de preço em pelo menos 3 lojas diferentes. Lembre-se que nem sempre o preço mais baixo irá significar uma economia, já que poderá representar uma grande dor de cabeça no futuro que no final das contas exigirá que você realize um gasto extra com reparações.
4 – Organização durante a reforma
Devemos utilizar o planejamento e orçamento elaborados a princípio como se fosse um guia para a reforma. Tente manter as diretrizes estipuladas e evitando fazer mudanças, por menores que sejam, durante a obra. Desta maneira garantimos que não gastaremos mais do que planejamos e também evitaremos atrasos e resultados insatisfatórios na reforma. Também devemos estar atentos ao prazo de entrega dos materiais e estar em contato com o profissional que cuidará da logística para receber os mesmos e verificar se as especificações estão ok.
5 – Prepare seu tempo
Tenha em mente que durante o período que dure sua reforma será preciso ter algum tempo disponível para acompanhar todo o processo. Por mais que você tenha um responsável que se encarregue de tudo é interessante acompanhar de perto e conferir se tudo está dentro do esperado com certa frequência. Além disso também será necessário visitar lojas e estar disponível para escolher os materiais e realizar a compra.
6 – O condomínio
Antes de começar sua reforma entre em contato com a administração do condomínio para se inteirar de suas regras. Geralmente os condomínios contam com certas diretrizes ligadas as reformas como horários, recepção de materiais, entrada de trabalhadores e retirada de entulhos por exemplo. Procure cumprir com todas elas para evitar problemas, atrasos e inconvenientes com os vizinhos.